Pune, que raio de cidade é essa?



Com cerca de 4 milhões de habitantes, ela é muitas vezes chamada de Oxford do Oriente por ser um centro cultural e educacional, é apelidada de Detroit por ser o reduto de grandes montadoras de automóveis, é também centro tecnológico (TI), meditação e terapia. Por causa desses fatores, Pune é uma das cidades mais diversificadas e culturalmente interessantes da Índia, além de ser uma das cidades que mais possue estrangeiros.

Além do Hindi e Inglês, cada estado possui uma língua local. No caso de Pune, como está no estado de Maharashtra, a língua local é o Marathi. Na Índia, normalmente apenas as pessoas mais instruídas falam Inglês, mas no caso de Pune, por possuir um número elevado de pessoas com um nível de escolaridade mais alto, quase todos falam tranquilamente o “the book is on the table”. O grande problema para nós, os "firangis", é entender o sotaque, claro.

Não tem jeito, eles gostam mesmo é de motos. Mais de 53% dos domicílios de Pune possuem duas motos. Além de motos, computadores. Aqui a penetração dele nos domicílios é a mais alta da Índia. Sobre a temperatura, nada exagerado. A maior alta registrada em Pune foi de 43,3 C em abril de 1987 e a mais baixa foi de 1,7 C em janeiro de 1935. Pune tem três estações no ano: verão, monções (estação das chuvas) e inverno. Tem aeroporto internacioanal e dá para ir para todos os cantos da Índia apenas pegando os trêns que saem daqui.

Ok, agora vou falar a parte obscura de Pune. Aqui mais ou menos duas ou três vezes por dia tem corte de energia, pois a demanda é muito maior do que a capacidade de geração de energia elétrica. Algumas vezes a água também. Sobre o transito, enfim, dá muita tese de doutorado, principalmente aquelas sobre a teoria do caos. Além de tudo, os carros são verdadeiras chaminés. Penso seriamente em usar máscaras por aqui.

Agora um dado interessante: em Pune tem uma lei que proibe estabelecimentos comerciais, como restaurantes, casas noturnas, etc,  de ficarem abertos após às 23h. Lugares que ficam abertos após esse horário são caríssimos e raros (não me pergunte como eles podem ficar abertos após às 23h, pois i$$o é mi$tério), e também não pode fumar e nem consumir bebida alcoólica na rua. Quase todos os shoppings têm detectores de metais por causa do medo de  terroristas. Ah, e nem tente conversar pelo celular enquanto espera na fila do banco, é proibido.

Enfim, essa é a cidade onde moro e viverei por um ano, o país em que aprenderei muitas coisas novas e interessantes. Atualmente a Índia está enfrentando muitas mudanças, e rápidas. Andando por Pune se nota isso. Nas construções e na vontade de algumas pessoas em querer construir um país mais desenvolvido e justa, mas sinceramente, em questões de infra-estrutura e desenvolvimento economico e social, atualmente o Brasil está muito melhor. Aqui há muito a ser descoberto e espero poder compartilhar com vocês.

Até +
(29/08/09)

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi César!

Eu também irei morar em Pune, no início de novembro, e adorei a sua descrição da cidade... Eu irei para a India juntamente com uma amiga. Não sei se vc. ainda está em Pune, mas, de qualquer forma, vou lhe pedir duas informações.

A primeira é sobre aluguel de apartamento, vc. saberia me informar quem eu poderia contactar a respeito disso, e quais os valores do aluguel de um apartamento pequeno para duas pessoas?

A segunda é sobre escolas de inglês para estrangeiros. Vc. saberia me informar sobre escolas boas e baratas de ingles, em Pune, para alunos estrangeiros?

Nós precisamos encontrar um apto que fique perto do seguinte lugar (colocarei o endereço completo aqui):
21/302, Sneh Co-operative
Housing Society,
Lokmanyanagar,
Opp. IDBI Bank,
Navi Peth, Pune - 411030.
Maharashtra State,
India.

Tomara que vc. ainda esteja em Pune. Seria legal encontrar brasileiros por aí!
Vamos manter contato.
Cilea
cilealima@yahoo.com.br